terça-feira, 24 de março de 2009

Memórias de um pianista


O Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), pianista polonês, interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
O "pianista", é, sem dúvida, um canto à dignidade humana, um grito desesperado frente à violência da guerra, temas que se constituem nos tópicos fundamentais desta premiada obra do sempre discutido Roman Polanski.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hey, thanks. Se vires alguma coisa mais sinistra no meu blog para CO, não estranhes, porque normalmente os meus textos só se lêem com um punhado de prozacs em cima xD

O Pianista por acaso é um filme que ando para ver já à montes de tempo, mas que ainda não calhou ver. Algum dia.

De resto, cinema é sempre algo que vale a pena falar. Artístico ou não, um bom filme é capaz de animar os dias mais deprimentes, ou até mesmo deprimir os dias mais alegres. Mas mesmo assim vale sempre a pena :)

cátia romualdo disse...

pelo que escreves-te penso que o filme será bastante interessante, até porque o tema nazis nunca vai perder o interessa cinematográfico.

Anónimo disse...

E no final o que é que se faz?! Chora-se.... lol


Muito bom filme!