O Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), pianista polonês, interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
O "pianista", é, sem dúvida, um canto à dignidade humana, um grito desesperado frente à violência da guerra, temas que se constituem nos tópicos fundamentais desta premiada obra do sempre discutido Roman Polanski.
3 comentários:
Hey, thanks. Se vires alguma coisa mais sinistra no meu blog para CO, não estranhes, porque normalmente os meus textos só se lêem com um punhado de prozacs em cima xD
O Pianista por acaso é um filme que ando para ver já à montes de tempo, mas que ainda não calhou ver. Algum dia.
De resto, cinema é sempre algo que vale a pena falar. Artístico ou não, um bom filme é capaz de animar os dias mais deprimentes, ou até mesmo deprimir os dias mais alegres. Mas mesmo assim vale sempre a pena :)
pelo que escreves-te penso que o filme será bastante interessante, até porque o tema nazis nunca vai perder o interessa cinematográfico.
E no final o que é que se faz?! Chora-se.... lol
Muito bom filme!
Enviar um comentário